Na avaliação psicopedagógica, é feita uma análise do baixo desempenho escolar do aluno, identificando suas possíveis causas, como dificuldades de aprendizagem, que podem ser caracterizados por aspectos emocionais, ambientais ou pedagógicos ou por transtornos relacionados à aprendizagem da leitura, da escrita, transtornos do déficit de atenção e hiperatividade, dentre outros.
Uma avaliação psicopedagógica ocorre no período de 8 a 10 sessões e faz uso de instrumentos que avaliam o desenvolvimento cognitivo, motor, visual, auditivo e das funções executivas (atenção, memória, planejamento, controle inibitório e flexibilidade cognitiva), realizando uma análise rigorosa dos resultados encontrados. A escolha dos instrumentos para avaliação é realizada após a entrevista inicial com a família, que permite que o psicopedagogo faça o levantamento de hipóteses sobre a queixa de aprendizagem da criança ou do adolescente. Essa investigação resulta em um entendimento da modalidade de aprendizagem do aluno e elabora uma hipótese diagnóstica que será analisada ou não, por equipe multidisciplinar (cada caso é um caso).