Avaliação Psicopedagógica

Na avaliação psicopedagógica,  buscamos investigar o baixo desempenho escolar do aluno, identificando suas possíveis causas, como as dificuldades de aprendizagem, que podem ser caracterizadas por aspectos emocionais, ambientais ou pedagógicos e os transtornos específicos de aprendizagem da leitura, da escrita, transtornos do déficit da atenção e hiperatividade, dentre outros. A avaliação psicopedagógica ocorre  num período de 8 a 10 sessões e faz uso de instrumentos que avaliam o desenvolvimento cognitivo, motor, visual, auditivo e das funções executivas  (atenção, memória, planejamento, controle inibitório e flexibilidade cognitiva), realizando uma análise rigorosa dos resultados encontrados. A escolha dos instrumentos para avaliação é realizada após entrevista inicial com a família, que permite que o psicopedagogo faça o levantamento de hipóteses sobre a queixa de aprendizagem da criança e do adolescente.Tal investigação resultará no entendimento da modalidade de aprendizagem do aluno e de uma hipótese diagnóstica que será analisada ou não, por equipe multidisciplinar (cada caso é um caso).

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