A linguagem e suas funções

A linguagem e suas funções

A linguagem é um instrumento social elaborado a partir de um conjunto designos devidamente estruturados para o propósito da comunicação Dentro desses signos temos o aspecto verbal e o não verbal.A linguagem verbal é aquela utilizada na fala ou na escrita como meio decomunicação Isso mesmo! O termo “ tem origem no latim verbale proveniente de verbu que quer dizer…

As fases do desenvolvimento cognitivo

As fases do desenvolvimento cognitivo

A inteligência se desenvolve a partir de fatores biológicos e ambientais,  sendo que para ambiente podemos considerar a experiência física da criança com os objetos e a transmissão social e educativa, como indispensáveis neste processo. Dessa forma, a interação da criança com diferentes objetos e variadas situações favorecem, consideravelmente, seu desenvolvimento cognitivo. Os estágios do desenvolvimento cognitivo dependem diretamente da…

Desenho Infantil e Educação

Desenho Infantil e Educação

Desde o final do século XIX o desenho infantil foi foco de estudo de vários pesquisadores que estabeleceram estágios/etapas para a sua evolução. Esses estudos mostraram que as crianças passam por um período em que suas representações são rabiscos desordenados evoluindo para desenhos mais realistas. No que se refere à educação, mais especificamente no ensino de artes, o desenho infantil…

A contribuição do desenho para a linguagem escrita

A contribuição do desenho para a linguagem escrita

Desenhar, além de permitir um movimento motor prazeroso, possibilita que a criança represente seu conhecimento do mundo. É através do desenho infantil que o desenvolvimento da escrita vai sendo constituído, no sentido de que se pode representar as letras do alfabeto, os números, assim como, perceber que as marcas produzidas no papel possuem significado e capacidade de comunicação. Assim, há…

A questão dos limites na educação

A questão dos limites na educação

Muitas vezes, por terem vivenciado a educação conservadora e autoritária do passado, nós adultos (pais e professores) ficamos “com um pé atrás” quando se trata de impor regras e limites para as crianças, pois associamos essas questões ao autoritarismo e não querendo reproduzir as mesmas injustiças sofridas, deixamos as crianças fazer o que têm vontade.             A dicotomia autoritarismo-permissividade é…

O desenvolvimento da moralidade

O desenvolvimento da moralidade

A moralidade é um tema que tem ganhado muito destaque no âmbito educacional, principalmente, ao ressaltar a importância da formação de cidadãos críticos e participativos, portanto, de indivíduos autônomos. A moralidade não é inata. É uma construção gradativa ao longo do desenvolvimento que requer a interação da criança com o adulto ou com outras crianças nos mais variados ambientes. Dessa…

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